As pessoas gostam de contar e ouvir histórias. Por isso, a produção de áudio e vídeo que utiliza histórias de vida tem muito poder de engajamento. É uma importante ferramenta de comunicação interna e externa, fortalece pertencimento, cultura organizacional e propósito.

Produzo vídeos a partir de histórias reais, levantadas a partir de entrevistas com roteiro prévio, mas sem script a ser decorado. Acredito que quanto mais ensaiadas são as histórias, mais artificiais.

O segredo está na qualidade da entrevista, em ouvir atentamente o que a pessoa tem a dizer, em pegar atalhos em detalhes que podem parecer insignificantes, mas são o começo da melhor parte.

Quando utilizar

Histórias em vídeo tem muita força em projetos de comunicação interna, mas também funcionam para destacar fornecedores, clientes e outros tipos de parceiros. Alguns exemplos de como elas podem ser usadas:

  • Clientes que tiveram excelentes resultados após adotarem determinada solução
  • Franqueados que implementaram negócios com sucesso
  • Colaboradores e colaboradores com bons resultados ou histórias de superação
  • Revendas com boas práticas
  • Pessoas beneficiadas por projetos comunitários

Como elaborar

  1. Comece ter um objetivo estratégico em mente. Por ter forte poder de engajamento, as histórias em vídeo influenciam outras pessoas a adotarem determinados comportamentos e mudarem atitudes.
  2. Planeje com cuidado quem serão os entrevistados e entrevistadas. É preciso que sejam pessoas que falem bem, saibam contar histórias, sejam naturais e estejam dispostas a contar suas histórias.
  3. Organize uma agenda interna, identifique os nomes, explique o projeto com antecedência. Quando possível, contribua com os agendamentos. Normalmente, o processo é conduzido por empresas de vídeo, que não conhecem o dia a dia corporativo.
  4. Elabore um roteiro prévio e padronizado, para que as entrevistas sigam um certo padrão, mas sem engessamento.
  5. Use materiais adicionais na edição, como fotos, filmes, ilustrações. Os procedimentos de edição, montagem, trilha, lettering e edição final contribuem para a história ter ainda mais emoção.

Para que servem

As entrevistas em vídeo geram engajamento com a marca.

São versáteis e normalmente estão ligadas a projetos de Employer Branding, depoimentos para atrair novos clientes, demonstração de resultados, resgate de história, divulgação da cultura corporativa, entre outros.

Projetos desenvolvidos

Cultivando nossas Histórias

Conjunto de entrevistas produzidas para a ICL Brasil, onde colaboradores e colaboradoras de todo o país são entrevistados para falar sobre trabalho, carreira e vida pessoal. Em dois anos, foram produzidos mais de 140 vídeos, postados no Linkedin da empresa.

Médicos e suas Histórias

Projeto desenvolvido em parceria com a Close Comunicação, em que entrevistamos médicos de Uberlândia para fazer um resgate da história da Unimed local. O resultado pode ser conferido no site do programa Uberlândia de Ontem e Sempre.