Redatora em Uberlândia. Crio conteúdos originais e únicos para pessoas e empresas (texto, vídeo e áudio)

Você está lendo

Revistas e cartilhas

Redatora em Uberlândia. Crio conteúdos originais e únicos para pessoas e empresas (texto, vídeo e áudio)

Revistas e cartilhas

Aos poucos, as revistas, cartilhas, catálogos e tutoriais ganharam força novamente, em formatos impressos ou digitais. Elas são interativas, com a integração de links e QR Codes que levam a conteúdos complementares, vídeos, jogos, botões de ação, entre outros.

Diversas marcas desenvolvem revistas periódicas, sobre temas relacionados ao negócio. A estética, combinada ao conteúdo rico, ajuda a revista a ser atrativa, agradável de ler e condensar conteúdos mais completos que são importantes para sua marca.

Dá para ler em plataformas interativas, baixar o arquivo para uma leitura gradativa ou para pesquisas futuras.

Quando utilizar

O formato de revistas e cartilhas é ideal para ações educativas, campanhas internas e externas de orientação sobre temáticas específicas, prestação de contas, inscrição em editais, etc.

Elas ajudam sua marca a:

  • Apresentar produtos e serviços de modo mais aprofundado, por meio de histórias, exemplos e dados;
  • Apresentar detalhes sobre as realizações da empresa ao longo do tempo;
  • Fazer balanços sobre projetos importantes, como relacionamento com a comunidade, inovação, treinamentos
  • Desenvolver relatórios formais com design agradável e leve
  • Registrar realizações e expertise da marca, que podem ser consultados por clientes potenciais e na participação de editais / concorrências

Como elaborar

  • Planeje a pauta e a distribuição dos conteúdos.
  • Use imagens, sejam fotos, ilustrações ou infográficos. Elas tornam a leitura mais agradável. O texto pode ser um pouco mais aprofundado, mas a linguagem é simples e objetiva.
  • Resuma o que foi feito: para prestação de contas, as revistas precisam resumir o que foi feito, apresentar histórias de quem se beneficiou, dispor os números e resultados de forma graficamente organizada.
  • Seja didático: nas cartilhas, ser didático é fundamental e ajuda as pessoas na tomada de consciência e mudança de atitude.

Exemplos

Revistas e Cartilhas

Nova marca corporativa

Uma revista ajuda a comunicar o processo de aquisição de uma empresa por outra, apresentar as mudanças e novas estruturas. Contribui para apresentar a nova organização, seus valores, propósito e desafios, para engajar toda a nova equipe. Traz conteúdos mais aprofundados sobre produtos, soluções, inovação, entre vários outros temas.

Balanço anual de atividades

Muito usado por organizações não governamentais, institutos empresariais ou empresas que querem prestar contas de suas ações para a comunidade. Apresentam números e histórias de vida, depoimentos e muitos registros fotográficos e documentais que comprovam a participação social da empresa. O formato é adequado, em especial, para reforço de como a marca tem se engajado em práticas ESG.

Revistas e cartilhas

Revista de programação

Pode ser usada em eventos, encontros corporativos ou familiares. Apresenta um resumo das atividades a serem desenvolvidas, com apresentação da agenda, palestrantes, etc.

Pode ser digital ou impressa.

Quer criar uma revista ou cartilha?

Ajudo sua equipe a encontrar o melhor caminho, faço o
planejamento e a produção do conteúdo.