Livros
Escrevo livros para empresas que querem contar sua história. Na verdade, conto histórias de pessoas, empresas, fatos, lugares. São produções de conteúdo mais complexas, com riqueza de detalhes, imagens e recursos visuais / interativos. Livros atraem a atenção do leitor pelo formato, pela história contada e também pela atratividade do projeto gráfico.
Atualmente, predominam livros em versões digitais e interativas. Quando são impressos, a tiragem é pequena e a distribuição é restrita ou exclusiva a determinado perfil de público.
Quando utilizar
A produção de um livro costuma demandar tempo e recursos, por isso, são indicados para pessoas, marcas, empresas ou instituições que querem contar uma história mais longa, seja ligada a aspectos pessoais, corporativos, desenvolvimento de projetos, narrativas reais ou fictícias.
Como elaborar
O processo envolve pesquisas, leitura de materiais existentes, entrevistas, redação e design, para que ele se torne ao mesmo tempo atraente do ponto de vista gráfico, rico do ponto de vista de conteúdo e interessante para que as pessoas queiram ler, folhear e guardar.
A redação normalmente segue a voz da marca ou da pessoa contratante. Ao discutir um projeto de livro, é fundamental definir se será em primeira ou terceira pessoa, formal ou informal, ilustrado ou textual. O processo envolve diferentes etapas. O mais importante é que o resultado deve refletir a marca ou a pessoa, em todos os detalhes possíveis.
Para que servem
Livros eternizam histórias de vida, de empresas, de experiências. É um formato para ser consumido, guardado, colecionado. Servem para que o leitor ou leitora volte, releia, aprenda.
Eles ajudam a:
- contar a própria história e evolução, ao longo do tempo;
- homenagear pessoas que contribuíram com a marca (seja na fundação, no trabalho diário ou no mercado);
- resgatar a jornada de quem fundou a empresa, bem como seus ensinamentos;
- registrar, difundir e fortalecer a cultura organizacional.
Projetos desenvolvidos
Livros como presentes personalizados
Livros com acabamento sofisticado são usados como brindes em datas especiais. Eles reforçam a credibilidade por trás da história dos fundadores da empresa.
É possível combinar a história com a experiência de clientes, artigos e outras informações que valorizam a marca.
História da empresa
Ao longo do tempo, nem toda empresa mantém registros das etapas importantes de sua história. Isso fica na memória das pessoas ou em documentos dispersos. Muitas vezes, as histórias estão apenas na memória das pessoas, esperando para serem contadas. A produção de livros é indicada para o aniversário de empresas, em datas redondas: 10, 25, 50, 100 anos.
Homenagem
Contar a história de uma pessoa em formato de livro é uma maneira de homenageá-la pela sua contribuição para a empresa ao longo do tempo. A narrativa segue diferentes caminhos: depoimento da própria pessoa, de colegas, registros de realizações, imagens, linha do tempo, etc.
Comunicação Interna
Livros desenvolvidos a partir da história das pessoas que trabalham na empresa reforçam a cultura e criam noções de pertencimento.
Podem ser coletâneas de experiências corporativas, relatos pessoais, vivências, momentos de superação.
Quer escrever e publicar um livro
pessoal ou corporativo?
Estou aqui para ajudar nesse desafio.
Você precisa fazer login para comentar.