A elaboração de textos de qualidade contribui para uma empresa poder participar de maneira adequada em concursos ou editais de diferentes instituições, universidade, premiações e órgãos de fomento.

Mais do que contar o que a empresa faz, esses conteúdos precisam ser claros, objetivos, bem documentados, com dados que correspondam à realidade e possam ser demonstrados.

Normalmente seguem a um conjunto de regras ou diretrizes que precisam ser seguidos, pois serão o ponto de avaliação.

Quando utilizar

Todas as vezes que a empresa resolve participar de algum processo onde será avaliada por uma instituição independente, seja um concurso, uma busca de recursos, uma premiação que contribuirá para melhorar sua reputação corporativa.

As oportunidades são divulgadas periodicamente e podem ser setoriais ou relacionadas a alguma área específica, como políticas de recursos humanos, sustentabilidade, segurança, inovação, entre outras.

Como elaborar

A elaboração de cases envolve inicialmente a leitura do edital e o entendimento do que ele pede formalmente. Depois, é necessário levantar as informações internamente e organizá-las conforme os requisitos.

Normalmente, é preciso anexar fotos, documentos que comprovem o que está sendo apresentado, pesquisas e clipping. Algumas empresas já deixam esses materiais organizados ao longo do ano, facilitando o trabalho.

O texto deve ser objetivo, claro, específico e, sempre que possível, trazer fatos e dados que ajudem a completar a informação solicitada.

Erros comuns

Durante algum tempo, participei como avaliadora de uma premiação na área de responsabilidade social. Lia muitos cases e percebi alguns erros mais frequentes, que devem ser evitados:

Evite fugir do que é pedido: em muitos editais, as perguntas são bem específicas e é preciso responder exatamente ao que é solicitado, de forma clara e, preferencialmente, indicando dados. Muitas vezes, as respostas genéricas comprometem bons resultados;

Frases muito longas e truncadas: ao preencher um formulário, evite escrever tudo em uma frase só. Organize antes as ideais e prefira frases curtas, que expliquem claramente o que for pedido;

Divergências: em editais, é normal que as mesmas informações sejam pedidas em espaços diferentes. Seja coerente. Se em um texto de apresentação você informa um número, ele tem que ser mantido outras vezes que aparecer. Se houver diferença, há grande chance de perda de nota.

Erros ortográficos e gramaticais que comprometam o sentido: sempre vale o que está escrito. Um erro, algumas vezes, pode comprometer a avaliação de um resultado apresentado. Vale atenção na hora de escrever e de revisar. Se possível, peça que outra pessoa faça uma boa revisão antes de submeter a inscrição.

Exemplos

Já elaborei cases para Melhores Empresas para se Trabalhar, Rankings de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa. Já atuei como avaliadora de cases apresentados para uma premiação local de empresas socialmente responsáveis (Selo Empresa Cidadã, da CDL Uberlândia). Também já participei da elaboração de projetos para leis de incentivo à cultura.