Aprender com o trabalho é um dos privilégios que tenho ao escrever conteúdos originais para empresas e pessoas.
Em cada entrevista, nas pesquisas aprofundadas, nos processos de organização e redação de conteúdo, encontro oportunidades de agregar conhecimentos que não possuía. E que agora passam a fazer parte de meu repertório.
Lições que aprendo com o mercado
Recentemente, algumas experiências me marcaram bastante e me trouxeram bons aprendizados.
- Aprendi sobre o sistema elétrico brasileiro ao escrever um livro para uma usina hidrelétrica que completou 50 anos.
- Mergulhei em uma nova visão sobre sustentabilidade ao entrevistar gestores de uma empresa de gestão ambiental cuja história chega aos 20 anos.
- Também descobri um universo interessante ao escrever um livro-homenagem dentro do segmento lácteo.
- E mais recentemente, ao entrevistar um empreendedor sobre suas história de fracasso, aprendi sobre mim mesma e as vezes em que me deixo paralisar pelo medo.
Foco no leitor
Tenho abraçado projetos de conteúdos diferenciados com um olhar voltado não apenas para meu aprendizado, mas também o de quem vai ler. Por isso, valorizo tanto o processo de criação.
Quando criamos um texto original, contribuímos com o repertório de outras pessoas. De certa forma, deixamos um legado que ganhará em valor ao longo do tempo.
O uso tecnologias que me ajudam a melhorar a qualidade do que escrevo, auxiliam em pesquisas e organização de ideias, identificam frases mal estruturadas, repetições e clichês. Mas sinto uma alegria incrível quando termino um texto, acesso uma dessas tecnologias e ela atesta: 100% original.
Conteúdo original
No mercado de conteúdo, há espaço para quem cria, para quem faz curadoria, para quem copia, para quem usa a tecnologia para entregar mais rápido. Escolhi criar, é onde me sinto melhor, me divirto, me desafio, me percebo mais completa e realizada.
É onde aprendo e procuro ensinar. É minha forma de estar no mundo e de seguir olhando para a frente, porque vivemos em um contexto onde parece que tudo já foi criado.
Meu repertório cresce com a bagagem que agrego a cada dia. Escrever faz de mim aprendiz e professora, curiosa e conhecedora, ouvinte e palavreira. Como é bom seguir o caminho que a gente escolhe e saber que vale a pena, com todos os desafios.
A imagem que ilustra esse post é de um e-book que vale a pena conferir: 10 tendências de comunicação, influência e dados.